PT
BR
Pesquisar
Definições



hoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntashoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas


locução

Juvenal põe estas palavras na boca de uma mulher caprichosa e autoritária; cita-se quando se alude a uma vontade arbitrária e despótica.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "quero-o, ordeno-o, que a minha vontade substitua a razão".
Fonte: Juvenal, Sátiras, VI, 223.

Auxiliares de tradução

Traduzir "hoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.